Elementos

A natureza pode ser assustadora...

O sistema elemental acrescenta uma camada de complexidade e variedade em vários níveis diferentes, influenciando diretamente o combate e a estratégia geral na hora de caçar ou batalhar.

Todos os seres vivos têm ao menos dois elementos a serem levados em conta:

Diversos fatores podem acarretar em mudanças elementais dos dois tipos, de forma temporária (ex.: Magias de Encantamento, Condições) ou permanente (ex.: Imbuição de Gemas Elementais, Elemento Intrínsico de Criatura).

Elemento de Criaturas

Geralmente, criaturas terão consistência entre seu Elemento Corporal e o próprio Elemento de Ataque. Ou seja, para uma criatura regular de elemento Gelo, você pode contar com que os golpes deferidos pela mesma também sejam de elemento Gelo. Humanos não são diferentes e possuem o elemento corporal padrão Neutro, e também atacarão como Neutro a menos que outro fator como uma arma especial ou magia acabem alterando o elemento do ataque.

Condições temporárias também podem alterar o Elemento Corporal de um ser, como por exemplo a condição de Congelado, que deixa o alvo afetado como Gelo durante todo o congelamento.

Vantagens e Desvantagens Elementais

Elementos que têm vantagem sobre outros vão resultar em um ganho de 40% de dano total, e elementos em desvantagem terão uma penalidade de 40% no dano deferido.

Elemento
Ganha de
Perde para

🍃 Ar

🪨 Terra

❄️ Gelo

🌊 Água

🔥 Fogo

Raio

🔥 Fogo

❄️ Gelo

🌊 Água

🪨 Terra

Raio

🍃 Ar

❄️ Gelo

🍃 Ar

🔥 Fogo

Raio

🌊 Água

🪨 Terra

Luz

Vazio

-

Vazio

Neutro

Luz

Deve-se levar em conta a disparidade de grau para se calcular o resultado final, uma vez que o valor bônus mencionado refere-se a diferença de um (1) grau entre os elementos participantes. Veja mais abaixo.

Grau Elemental

Elementos podem ocorrer em Grau I, II ou III. A maioria das criaturas até o Nv. 65 costumam ter elementos de Grau I, e a maioria das criaturas entre o Nv. 65 e o Nv. 100 devem aparecer com elemento Grau II. Elementos de Grau III são extremamente raros, mas é esperado que Criaturas Campeãs e Líderes apresentem essa raridade.

Durante uma comparação elemental, é necessário levar em conta o Grau dos elementos conflitantes para entender o resultado da disputa.

  1. Determine se o elemento de ataque tem vantagem ou desvantagem sobre o corporal do alvo;

  2. Calcule o fator grau, para multiplicação da vantagem/desvantagem;

  3. Multiplique a vantagem ou desvantagem encontrada pelo fator da diferença de graus.

FatorGrau=[(GrauDoElementoDoAtaqueGrauDoElementoCorporalDoAlvo)+1]FatorGrau = [(GrauDoElementoDoAtaque - GrauDoElementoCorporalDoAlvo)+1]
BonusPercentual=(0.5FatorGrau)BonusPercentual=(0.5 * FatorGrau)
DanoBonus=(DanoBaseBonusPercentual)DanoBonus = (DanoBase * BonusPercentual)
DanoFinal=(DanoBase+DanoBonus)DanoFinal = (DanoBase + DanoBonus)

Imagine um cenário de dano base 1000, com vantagem elemental de grau 1 (Fogo II vs Gelo I). Considere o bônus percentual padrão de +60% e assim calculamos o dano final de 2200:

FatorGrau=(21+1)=2FatorGrau = (2 - 1 + 1) = 2
BonusPercentual=(0.52)=1BonusPercentual = (0.5 * 2) = 1
DanoBonus=(10001)=1000DanoBonus = (1000 * 1) = 1000
DanoFinal=(1000+1000)=2000DanoFinal = (1000 + 1000) = 2000

Atualizado